UFSB e a pedagogia da autonomia (Via de mão dupla)
Paulo Freire apresentou as propostas de práticas
pedagógicas necessárias à educação como uma forma de construir a autonomia dos
educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos
junto à sua individualidade.
É uma junção de experiências
transformadas em pensamentos que buscam a integração do ser humano e a
investigação de novos métodos, valorizando a curiosidade dos educandos e
educadores, condenando a rigidez ética que se volta aos interesses capitalistas
e neoliberais, que deixam à margem do processo de socialização os menos
favorecidos.
- Autonomia e suas características:
- Respeitabilidade entre aluno e professor mencionada em seu livro
- Conhecimento de boa qualidade que apenas as minorias tinham o direito.
- Valorização do conhecimento científico e popular dentro do ambiente acadêmico.
- O docente também não é o detentor do saber.
imagem retirada do site:https://www.saraiva.com.br/pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa-43-ed-2011-3540312.html |
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